Pescadoras e marisqueiras do Ceará recebem orientações de prevenção do câncer de mama

15 de outubro de 2025 - 18:28

As pescadoras e marisqueiras do Ceará participaram, nesta quarta-feira (15/10), de uma manhã de debates e orientações acerca da prevenção ao câncer de mama. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), marcou a celebração da campanha Outubro Rosa.

Durante toda a manhã, as profissionais da pesca assistiram orientações de profissionais multidisciplinares como enfermeiras e nutricionistas, além de depoimentos de pacientes acometidas pela doença. Houve também integração entre as colônias e momentos relaxantes e de embelezamento.

Aurice Sabino Goes, da Colônia Z-8, lembra que aprendeu a pescar de jereré com seus pais e afirmou estar bastante animada com o evento. “É um momento da gente encontrar as colegas e também ser vista como gente, com cuidado, atenção e acolhimento”, comemorou.

O secretário da Pesca, Oriel Filho, colocou a Secretaria à disposição das mulheres que fazem a pesca. “Que momentos como este fortaleçam nossa relação. A Secretaria está a postos para o que for preciso, não só com nossas ações cotidianas da política pública da pesca, mas também com acolhimento e cuidado”, afirmou.

Na ocasião, a representante do Instituto de Prevenção do Câncer , Hosana Tabosa, alertou sobre a importância da busca por atendimento. “Estamos extremamente surpresas em detectar um auditório cheio de busca por informação, acesso aos serviços, fluxos”, pontuou. E acrescentou: “No Ceará, a paciente que deseje fazer rastreio do câncer de mama deve buscar as unidades básicas de saúde para a solicitação dos exames que possam detectar a doença”, explicou.

Participaram representantes de colônias de Acaraú, Aquiraz, Pacatuba e Fortaleza.

Assessoria da SPA